sábado, 17 de outubro de 2009

Guerra de traficantes no Rio deixa 12 mortos - Bandidos derrubam Helicóptero da PM matando dois políciais e Queimam Ônibus

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou na tarde deste sábado (17) que a polícia sabia previamente que bandidos poderiam invadir o Morro dos Macacos para disputar o controle do tráfico de drogas. O confronto, que ocorreu na madrugada e na manhã deste sábado (17), deixou pelo menos 12 mortos e 8 feridos.

Dez dos mortos seriam criminosos, segundo a Polícia Militar. Os outros dois eram policiais. A PM informou a prisão de um homem e a apreensão de um adolescente. O delegado Alan Turnowski, chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, afirmou que "a resposta [aos criminosos] vai vir na mesma medida". "A situação não vai ficar impune", afirmou.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, afirmou que o confronto no Morro dos Macacos não mudará a estratégia de segurança do estado. “Já tomamos as medidas necessárias para reagir a esse tipo de organização criminosa", ressaltou. "Queremos chegar a 2016 com o Rio de Janeiro em paz, durante e depois dos Jogos. Não é fácil não, é trivial."

A gravidade do caso levou a PM a montar um gabinete de gerenciamento de crise, que funciona no 6º Batalhão (Tijuca), do qual o comandante-geral da PM no Rio de Janeiro, coronel Mário Sérgio Duarte, faz parte. Mais de 2 mil policiais civis e militares vão reforçar o policiamento da Zona Norte. Para isso, folgas de policiais foram canceladas e efetivos da Baixada Fluminense e da região metropolitana do Rio serão transferidos para a capital.

Entenda o que ocorreu

O secretário de Segurança Pública disse que a polícia sabia da possibilidade de bandidos invadirem o Morro dos Macacos para disputar o controle do tráfico de drogas no local. Por isso, PMs foram destacados para a principal entrada do morro ainda no fim da noite de ontem. Ele disse que, como a área é muito grande e tem diversas entradas, não foi possível impedir que bandidos entrassem no morro e iniciassem o tiroteio com uma facção rival ainda na madrugada.

“Se você pegar o mapa, você vai ver a infinidade de acessos que têm ali”, afirmou José Mariano Beltrame, acrescentando que a polícia tem conseguido antecipar "mais de 80%" dos confrontos que ocorrem em morros. Neste caso, porém, o secretário disse ser impossível destacar policiais em quantidade suficiente para cobrir todos os acessos ao Morro dos Macacos.

Conforme Beltrame, a polícia optou por não entrar no morro ainda na madrugada, para evitar que vidas de civis fossem postas em risco. Em entrevista coletiva, ele admitiu que a polícia “pode até ter demorado um pouco” para agir, mas “planejou” a ação. “A polícia não vai entrar de madrugada [no morro]. Agimos com responsabilidade, nós temos de preservar o cidadão.”

Já pela manhã, policiais entraram no morro e um helicóptero Águia, que fazia parte da operação e sobrevoava o local, explodiu após ser atingido por tiros de bandidos. Dos seis policiais que estavam a bordo, dois morreram e dois sofreram queimaduras, sendo que um está internado em estado grave.

Mas, segundo Beltrame, o problema poderia ter sido maior, já que, antes da explosão, o piloto conseguiu pousar o helicóptero em um campo de futebol. “Tivemos um incidente triste com um helicóptero, o capitão Marcelo num ato heroico conseguiu livrar que centenas de pessoas viessem a sofrer com a queda dessa aeronave."

Ônibus incendiados

Em uma ação atribuída aos criminosos que invadiram o Morro dos Macacos, pelo menos oito ônibus foram incendiados em acessos que levam à Favela do Jacarezinho, no Jacaré, outro bairro da região. O objetivo seria desviar a atenção dos policiais para o que acontecia no Morro dos Macacos.

De acordo com o motorista Fábio Nascimento, o ônibus que dirigia foi interceptado por cerca de 15 homens armados, que determinaram: "Desce, vamos botar fogo." A viação responsável pelos coletivos tirou os ônibus de circulação alegando falta de segurança.

Um grande extensão da Zona Norte e dos subúrbios da Central do Brasil foram afetadas pela ação criminosa: Mangueira, Maracanã, São Francisco Xaiver, Riachuelo, Rocha, Sampaio, Vila Isabel, Engenho Novo, Jacaré e Méier.

O trânsito foi interditado na Avenida Marechal Rondon, na altura do Engenho Novo, e a circulação na área ficou restrita à Rua 24 de Maio, no sentido Méier. No sentido contrário, o trânsito seguia apenas Rua Barão do Bom Retiro, obrigando quem saía do Méier, com destino ao Centro da cidade, passar pelo Grajaú.

Apoio federal

O ministro da Justiça, Tarso Genro, ofereceu a Cabral o envio de homens da Força Nacional de Segurança para a contenção da violência na capital fluminense por conta do ocorrido neste sábado.

A assessoria de imprensa do ministério informou, porém, que o governador fluminense disse que não há a necessidade por enquanto da presença da Força Nacional e nem do envio de um helicóptero substituto ao que foi abatido pelos bandidos. Cabral teria dito que vai estudar as ofertas, mas descartou qualquer ajuda imediata.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou neste sábado que a Prefeitura dá total apoio às ações do governo do estado. Segundo ele, "têm combatido sem trégua as ações do crime organizado".

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1345097-5606,00-POLICIA+SABIA+DE+ATAQUE+AO+MORRO+DOS+MACACOS+DIZ+SECRETARIO+DE+SEGURANCA.html

Tags: helicóptero derrubado por bandidos no rio de janeiro, incendio de onibus no rio, morte de políciais no rio de janeiro, morro dos macacos

10 comentários:

  1. Os bandidos estão melhor armados que a polícia no Brasil, daqui a pouco vão tomar o poder.

    ResponderExcluir
  2. O que o Lula fez pela segurança nestes 7 anos?

    Absolutamente nada, só piorou!

    ResponderExcluir
  3. E as Olimpíadas/Copa do Mundo estão chegando...

    COMO É QUE VAI SER ????

    ResponderExcluir
  4. parabens a policia que mesmo levando 2 baixa enfrentou com coragem. sem recuar !

    ResponderExcluir
  5. Bm feito, tomara que matem uns 50 nestas olimpiadas

    ResponderExcluir
  6. Vou responder a pergunta do amigo anônimo ali, Se vc não sabe colega, o governo federal criou uma uma polícia de apoio aos Estados,mas esse apoio tem de ser solicitado, mas alguns governadores acham que ter uma tropa federal apoiando seu estado é sinal de descontrole da situação e evitam acionar o Governo Federal, com isso a população fica a deveriva e os policiais também. Se o governador do Estado do Rio solicitar 5000 homens da força nacinal hoje segunda feira esses homens estarão desembarcando lá. Toda ajuda sempre é bem vindo, mas vai colocar isso na cabeças dos governantes.

    ResponderExcluir
  7. A ação de hoje ocorreu porque a polícia está atuando de forma brilhante e deixando os traficantes sem espaço para agirem no Rio de Janeiro, PArabéns para a polícia, o governo municipal, estadual e federal.

    ResponderExcluir
  8. TUDO ISSO,É UM SINAL QUE ENQUANTO EXISTIR UMA SOCIEDADE COMO ESSA QUE SÓ VE QUE BANDIDO É MAL QUANDO MATA.ESSE MONTE DE PSICÓLOGO,SOCIÓLOGO E ESPECIALISTA QUE QUER SABER DE TUDO MAIS NUNCA CONFRONTOU MARGINAL E NÃO CONHECE DOQUE UM LADRÃO É CAPAZ.QUE LADRAO SÓ CONHECE A FORÇA E QUANDO SABE QUE A PENA PELO CRIME NÃO COMPENSA.QUEM SABE SÓ ENTÃO,QUANDO SE PERGUTAR AOS VERDADEIROS HEROIS QUE NOS DEFENDE TODOS OS DIAS COM SUAS FARDAS MUITAS DAS VEZES DESCRIMINADAS POR NÓS MESMO,ELES SIM SABEM COMO TRATAR MARGINAL,SÓ ASSIM QUEM SABE VEEMOS MUDANÇAS.Romanos 13;1,2,3,4,5.policias,anjos enviados por DEUS.ASS.

    ResponderExcluir
  9. isso é mancada um desse traficantefaser isso eles não pode faser isso pq se não vai ter mais querra comtra as policia

    ResponderExcluir