sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Após 27 anos e 8 álbuns, A-Ha anuncia fim da banda

O grupo pop norueguês A-Ha, que chegou à fama na década de 1980, vai encerrar sua carreira de quase 30 anos com uma turnê mundial em 2010, anunciou a Universal Music nesta quinta-feira (15).

A banda disse em comunicado: "Nós literalmente vivemos a maior história de aventuras de garotos, tendo uma carreira mais longa e realizadora do que qualquer um de nós poderia esperar". Segundo a Universal, a banda fará a turnê mundial final para encerrar sua colaboração em clima positivo.

O A-Ha teve seu maior sucesso em 1985 com seu álbum de estreia "Hunting High and Low", que rendeu o single que foi número um internacional "Take On Me". O grupo já vendeu mais de 35 milhões de cópias de seus nove álbuns, e 70 milhões de cópias quando se incluem os singles.

Formada em 1982, a banda recebeu vários prêmios, incluindo uma indicação na categoria Melhor Artista Novo no Grammy de 1986, troféus musicais da MTV e vários títulos no "Spellemannsprisen", o equivalente norueguês ao Grammy.

Formado pelo vocalista Morten Harket, o tecladista Magne Furuholmen e o guitarrista Paal Waaktaar-Savoy, o trio se separou por mais ou menos sete anos no início da década de 1990, mas se reuniu de novo em 1998, depois de tocar no concerto do Prêmio Nobel da Paz.

O último álbum do A-Ha, "Foot of The Mountain", de 2009, liderou as paradas na Alemanha e ficou em segundo lugar na Noruega e quinto na Grã-Bretanha.


Fonte: http://musica.uol.com.br/ultnot/reuters/2009/10/15/grupo-pop-a-ha-vai-encerrar-carreira-com-turne-mundial-em-2010.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário