domingo, 11 de outubro de 2009

Lula deve prorrogar desconto de IPI para fogão e geladeira

O presidente Lula deverá prorrogar até o final do ano a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a chamada linha branca --fogões, geladeiras, máquinas de lavar e similares, segundoKennedy Alencar, na edição deste domingo da Folha(íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Segundo a Folha apurou, o presidente quer permitir que os consumidores usem o 13º salário para comprar esses equipamentos com a "sensação de ganho" devido à isenção do IPI. Este benefício é válido até o final deste mês.

Na avaliação do presidente, a prorrogação traria ganho político ao governo. Lula deseja que seja bom o Natal do ano da maior crise econômica de seus dois mandatos. Seria uma forma de confirmar o discurso público de que o país venceu a crise e ajudaria a vitaminar o crescimento econômico do ano.

Para o governo, é importante que o PIB de 2009 seja positivo. A estimativa do governo é de crescimento de 1%. O mercado prevê algo menor, mas positivo. Lula gostaria de superar as expectativas.

Produtos da linha branca responderam por 11,3% das vendas de bens duráveis de janeiro a julho, ante 8,8% no mesmo período de 2008


Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u636586.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário