domingo, 11 de outubro de 2009

Nasa anuncia sucesso ao espatifar sondas na Lua em busca de água

A Nasa (agência espacial norte-americana) anunciou sucesso ao espatifar duas sondas no polo Sul da Lua, cujo objetivo era encontrar água que estivesse escondida. Não houve, no entanto, as prometidas fotos ao vivo.

Primeiro, um casco vazio do foguete de lançamento da sonda desta missão, com peso de 2,2 toneladas, caiu no polo Sul da Lua às 8h31. Quatro minutos depois a sonda com câmera fotografou a primeira queda para, em seguida, dar o seu mergulho mortal.

A menor sonda tinha cinco câmeras e outros quatro instrumentos científicos, e a Nasa tinha anunciado transmissão ao vivo em seu site. Mas essas imagens não foram veiculadas.

Oficiais da agência disseram que têm certeza de que as duas sondas se espatifaram e que os equipamentos funcionaram, mas que as fotos foram perdidas.

As colisões intencionais tinham intenção de espalhar quilômetros de poeira lunar, segundo expectativa da Nasa --o objetivo era analisar a nuvem de poeira levantada, e procurar por vapor-d'água nela. Entretanto, embora a Nasa tenha alegado sucesso na empreitada, as imagens ainda não foram divulgadas. Uma das possibilidades levantadas por especialistas da agência é a de que as imagens precisam de clareamento, feito por intermédio de softwares de edição, para que sejam veiculadas

A sonda espacial é chamada LCROSS, abreviação em inglês para Satélite de Sensoriamento e Observação das Crateras Lunares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário